Entre os dias 19 e 29 de maio, a comunidade Divino Espírito Santo, na Vila Presidente Vargas, celebrou o festejo de seu padroeiro. Como a solenidade litúrgica do Espírito Santo (Pentecostes) é uma festa móvel e este ano coincide com a véspera de Santo Antônio, o festejo precisou ser antecipado.
A sensível mudança de data, porém, não atrapalhou o andamento e a animação do festejo, que contou com as tradicionais atrações da “brincadeira do boi”, quadrilhas e outras apresentações musicais e culturais. Além disso, o festejo deste ano se realizou dentro das Santas Missões Populares Capuchinhas, que, entre os dias 15 e 29 de maio, envolveu todas as comunidades urbanas da paróquia Santo Antônio de Lisboa.
A novidade que deu novo tom às festividades foi à decisão se adaptar à determinação diocesana que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no arraial. Mesmo controversa para alguns, a decisão pretende combater o consumo de drogas legais e ilegais nos eventos religiosos da Igreja Católica.
O festejo foi encerrado no dia 29 de maio com procissão e missa presidida por frei Paulo Silva, além da derrubada do mastro e escolha dos responsáveis pelo festejo do próximo ano.
Que o Espírito Santo nos ilumine e nos faça sempre mais irmãos.
Frei João Júnior, OFM Cap
Província Capuchinha de Minas Gerais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum Comentário
Postar um comentário